HISTÓRICO

A GESTO foi criada no final de 2003 por 9 coletivos teatrais atuantes na Grande Florianópolis: 
Áprika Cooperativa de Arte
Dromedário Loquaz
Estúdio de Atores
Grupo Teatral (E)xperiência Subterrânea
Pé de Vento Cia. de Teatro
Persona Cia. de Teatro
Studio Sérgio Tastaldi
Teatro Sim... Por que Não?!!! e 
Teatro Jabuti.


A fundação da GESTO se deu a partir de uma necessidade de integrantes da classe teatral que participavam ativamente do movimento cultural e das discussões políticas da cidade. No final dos anos 90, foi criado em Florianópolis o Fórum de Artistas e Produtores Culturais da Grande Fpolis, que durante alguns anos promoveu reuniões quinzenais com alto índice de freqüência para discutir questões ligadas a políticas públicas de cultura. Aos poucos, os integrantes do meio teatral perceberam que eram maioria nestas reuniões e que não havia nenhuma associação específica do setor, como havia em outros setores artísticos (artes plásticas, cinema, literatura, etc.). Em 2003, vários grupos começaram a se reunir para discutir a criação de uma entidade específica para o setor. Foi feita uma convocação durante o Festival Isnard Azevedo daquele ano para reunir os interessados em criar uma associação e com a presença das nove companhias fundadores, a GESTO foi criada.
Nestes sete anos de atuação, a Gesto empreendeu uma série de ações voltadas para a popularização do teatro na cidade, assim como promoveu debates, encontros, elaborou documentos, e teve ação decisiva em alguns momentos importantes da definição do rumo das políticas culturais na cidade.
 Principais ações desenvolvidas pela Gesto desde sua fundação:

·         I Mostra Gesto de Produção Teatral – junho de 2004. Foram 14 espetáculos teatrais produzidos por companhias associadas. Durante os 6 dias do evento foram apresentados 11 espetáculos no Teatro Álvaro de Carvalho (entre adulto e infantil), além de 3 espetáculos gratuitos no Teatro Adolpho Mello, no Largo da Catedral e no Museu Cruz e Sousa. Os espetáculos do TAC atraíram um público de 3.051 pessoas, sendo 1.070 estudantes de escolas públicas.
·         II Mostra / I Feira Gesto de Produção Teatral – junho de 2005. Foram 19 apresentações teatrais durante seis dias em Florianópolis, no Teatro Álvaro de Carvalho, no Largo da Alfândega e em espaços públicos. Os espetáculos eram produzidos pelos associados da GESTO e por companhias teatrais convidadas da região da Grande Florianópolis. Foram apresentados espetáculos infantis, adultos e de rua.
·         III Mostra Gesto de Produção Teatral – maio de 2006. Foram dez espetáculos teatrais, sendo quatro voltados para o público infantil, num total de 13 apresentações
·         Floripa Teatro – janeiro e fevereiro 2006. Durante sete semanas, foram realizadas 34 apresentações nas praias de Canasvieiras, Campeche, Barra da Lagoa, Ingleses e no Centro, para um público aproximado de 6 mil pessoas. Também foram feitas 62 apresentações de espetáculos em teatros (TAC, UBRO, SESC) a preços populares.
·         Elaboração de proposta de gestão democrática do Teatro da UBRO, apresentada ao então superintendente da FCFFC, Sr. Vilson Rosalino. A proposta não foi acatada.
·         Elaboração de proposta de políticas culturais, apresentada e discutida com os candidatos à Prefeitura Municipal de Florianópolis nas três últimas gestões.
·         Participação intensa no movimento em defesa da Cultura Catarinense, deflagrado em janeiro de 2004, contra uma série de ações arbitrárias do governo do estado em relação à cultura. Este movimento levou aproximadamente 400 pessoas da área cultural às ruas do centro da cidade e ocupou as galerias da Assembléia Legislativa, promovendo uma revisão imediata dos atos previstos.
·         Promoveu intensa pressão para a reforma e retomada da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
·         Promoveu encontro com administradores de cultura de todo o estado visando à criação de um projeto-piloto de circulação de eventos teatrais pelo estado.
·         Teve participação decisiva na implantação do Conselho Municipal de Cultura, causa abraçada pela então vereadora Ângela Albino, que, assessorada por integrantes do setor cultural, tirou do papel a lei escrita 21 anos antes e nunca colocada em prática. Atualmente o Conselho funciona com participação de representantes da sociedade civil organizada.
·         Participou da Comissão Permanente de Cultura da Fundação Franklin Cascaes como representante do setor teatral nos anos 2007 e 2008.
·         Exerceu pressão para a criação de editais de teatro no município.
·         Atuou como interlocutora da FECATE regionalmente.
·         Promoveu debates críticos visando uma redefinição urgente do modelo do Festival Isnard Azevedo. Após acatar algumas das sugestões feitas, a FCFFF convidou a GESTO para ser parceira no desenvolvimento de algumas ações nas duas edições seguintes.
·         Promoveu a vinda a Florianópolis de Eugenio Barba e Julia Varley, da companhia dinamarquesa Odin Teatret, com palestra para público de todo o Estado, em novembro de 2008, no Centro Integrado de Cultura.
·         Co-promoção, em parceria com Harmônica Arte e Entretenimento, da vinda a Florianópolis de Rômulo Avelar, com palestra sobre produção e políticas culturais, em abril de 2009, no CEART-UDESC.
·         Participação em comissões de pauta do Teatro Álvaro de Carvalho e Teatro da UBRO, em 2008, 2009 e 2010.
Entre as principais finalidades da GESTO estão:

·         criar mecanismos para aproximar cada vez mais o público da arte teatral;
·         promover  ações que envolvam o teatro e a educação, especialmente infantil;
·         estimular a realização de oficinas de formação para artistas e técnicos das artes cênicas;
·         estimular a construção e manutenção de espaços culturais.