segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

(A)Gentes do Riso Férias de Verão 2013


A)Gentes do Riso nas Férias de Verão
 Palhaços doutores da Traço Cia de Teatro deram início a temporada de atendimentos no Hospital Infantil Joana de Gusmão

 Este ano, (A)Gentes do Riso começa a agir mais cedo. Em janeiro estão sendo realizadas as primeiras intervenções cênicas no Hospital Infantil Joana de Gusmão. Em 2011 e 2012, o projeto teve início em abril. Nesta primeira etapa do trabalho dos palhaços doutores, serão sete apresentações, entre janeiro e março, para um público para lá de especial, as crianças internadas. A ação comprovadamente traz benefícios ao tratamento médico e humaniza o ambiente hospitalar.
As visitas serão as segundas-feiras, com aproximadamente três horas de duração. A expectativa é que 250 pessoas sejam beneficiadas por dia. Para a realização das visitas, os palhaços doutores buscam, no posto de enfermagem, informações referentes a isolamentos, restrições e necessidades de cada criança. Os pacientes são atendidos nos seus leitos, cenário para jogos e brincadeiras.
Para os pequenos, o benefício é imediato. O riso alivia qualquer tensão e cria possibilidades lúdicas de transformação. “Quando vocês cantam, contam uma história para os bebês é como se acontecesse uma magia. Quando você olha para a frequência cardíaca ou para o semblante da criança, você percebe que acontece uma modificação, a frequência respiratória vai se tornando mais estável”, contou a enfermeira Carmem Lúcia, que acompanha as intervenções dos (A)Gentes do Riso.
Já os atores tem oportunidade de uma experiência intensa.  “Na medida em que adquirimos confiança de profissionais e pacientes, novos territórios foram descobertos, como a UTI e a UTI neonatal. Neles pudemos testar e comprovar que a relação entre o palhaço e a criança ultrapassa a relação psíquica e transcende numa relação sensorial”, explicou a atriz Paula Bittencourt, a palhaça Dra. Malagueta.
Nesta edição especial, (A)Gentes do Riso – Férias de Verão 2013 conta com o apoio da ACIF – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, por meio do Programa de Apoio a Projetos da instituição.

 (A)Gentes do Riso
A presença do palhaço nos hospitais infantis tem sido um procedimento recorrente nas principais capitais do país. Essa iniciativa sistematiza-se a partir de meados da década de 1980, com o palhaço americano Michael Christensen. No Brasil, essa prática foi introduzida por Wellington Nogueira no início da década de 1990, com o projeto Doutores da Alegria.
Em 2011, a Traço Cia. de Teatro deu início ao programa (A)Gentes do Riso, com intervenções cênicas no Hospital Infantil Joana de Gusmão, Florianópolis. A companhia, que já pesquisava há dez a técnica do palhaço, reuniu dez artistas catarinenses para o trabalho, entre eles integrantes da Traço.  Desde então, os profissionais recebem treinamento continuo, com supervisão pedagógica de Esio Magalhães.

Serviço
O quê: Intervenções do (A)Gentes do Riso
Quando: 21 e 28 de janeiro; 4, 18 e 25 de fevereiro; 4 e 11 de março de 2013. Sempre no período da tarde
Onde: Hospital Infantil Joana de Gusmão, Florianópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário