quinta-feira, 19 de maio de 2011

Reportagem no DC sobre projeto A LAGOA PRECIOSA, da Turma do Papum

19 de maio de 2011 | N° 9174

TEATRO

Teatro de papel

Projeto da Turma do Papum ajuda a levar arte e conhecimento para a sala de aula

Era uma vez um sapo, uma princesa, um rei e uma lagoa. O sapo morava na lagoa ao lado do castelo, a princesa Cristal amava ficar na janela do palácio admirando a vizinhança e o Rei Ganão mandava despejar todo o lixo do reino na lagoa. Assim é a história A Lagoa Preciosa, roteiro que Sergio Tastaldi criou para o novo espetáculo da Turma do Papum.

Só que esta é uma apresentação diferente: ocorre num teatro de papel, reprodução de uma casa em pequena escala, feita em madeira, com cenários desenhados e personagens recortados e manipulados com palitos de churrasco.

A novidade é que o projeto democratiza a arte cênica. Ou seja, não é preciso que um grupo especializado vá até a escola se apresentar. O teatro de papel chega num kit que contém livros para colorir, CD com o áudio e o texto gravados (também impresso no verso dos cenários) e todas as instruções para que o professor desenvolva as atividades com os alunos. Essas ações podem ser interdisciplinares, enriquecidas com um projeto que leva oficinas às escolas.

Uma das características da Turma do Papum é contar uma boa história de um jeito educativo e divertido. Na história da Lagoa Preciosa, os bichos descobrem que a água está correndo sério risco quando um peixinho dourado morre. O Rei Ganão decide então aterrar a área e construir um campo de golfe.

A princesa Cristal cai em prantos e, para defender a lagoa que tanto ama, se joga nela e começa a beijar tudo o que encontra: latinhas, peixinhos, pedras e o sapo. E sabe o que aconteceu? O sapo que se achava príncipe não virou príncipe. Mas Cristal, sim, se transformou numa fêmea e foi morar na lagoa. O rei que só se preocupava em encher os cofres de dinheiro viu que a única saída para manter a filha viva era cuidar da lagoa. E começou a entender a importância do respeito à natureza para a preservação das espécies.

A Lagoa Preciosa não trabalha apenas a noção de respeito ao meio ambiente. Mostra que as pessoas não são somente boas ou más.

– Não é um duelo entre o bem e o mal. Mostramos que as pessoas podem mudar.

A Turma do Papum realizou oficinas na região de Campos Novos. O desafio agora é captar R$ 170 mil via Lei Rouanet para estender o projeto para outras regiões catarinenses.

– Ao capacitar professores de artes, garantimos que o teatro se torne uma ferramenta na sala de aula – explica o bonequeiro Sérgio Tastaldi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário