sexta-feira, 27 de maio de 2011

5º FITA

O 5º FITA FLORIPA realiza a OFICINA DE BONECOS GIGANTES RECICLADOS nos dias 06 a 10 de Junho, das 09 às 13 horas, no Museu do Lixo. Ministrada por Valdinei Marques, artista plástico, dono de uma peculiar criatividade. "Neiciclagem", como também é conhecido atualmente é monitor de educação ambiental e coordenador do Museu do Lixo.

A partir de sucatas e materiais reciclados, os participantes dessa oficina irão confeccionar os personagens que farão parte do Cortejo de Bonecos do 5º FITA FLORIPA.

No conteúdo programático da oficina estão as seguintes metas: fazer uma abordagem sobre coleta seletiva, trazer um novo olhar sobre a reciclagem, ensinar técnicas de não utilização de cola e tinta, explorar materiais, utilizar o arame, parafuso e encaixe como alternativa primária, ensinar técnicas de montagem.

Cada participante deverá levar o seguinte material para a oficina: 1 tesoura, 1 estilete, 1 chave de fenda e 1 chave Philips.

Será ainda mais proveitoso se os participantes levarem também outros materiais como: embalagens coloridas, pequenas, grandes, CDs, aspirador de pó velho, mangueiras, secadores de cabelo usado queimado, parafusos de vários tamanhos, rodas de carrinhos quebradas, enfim qualquer tipo de sucata.

As inscrições deverão ser feitas até dia 02 de Junho. Os interessados devem fazer download e preencher a ficha de inscrição que está no site www.fitafloripa.com.br e enviar para o e-mail: fitafloripa@oficinas.com.br.

São apenas 15 vagas, a seleção será por ordem de chegada das inscrições.

SERVIÇO:
O que: OFICINA DE BONECOS GIGANTES RECICLADOS
Quando: 06 a 10 de Junho de 2011 das 9 às 13 horas
Onde: MUSEU DO LIXO DA COMPANHIA DE MELHORAMENTOS DA CAPITAL (COMCAP) – 
ENDEREÇO: Rod. Admar Gonzaga, 71 – Itacorubi, Florianópolis, SC 
Ministrante: VALDINEI MARQUES (Nei)

Realização:
5º FITA FLORIPA
www.fitafloripa.com.br

PETIÇÃO PÚBLICA

Os Fóruns de Dança de Curitiba, de Goiás, da Bahia, de Artistas da Dança – Campo Grande, a Cooperativa Paulista dos Trabalhadores Profissionais de Dança de São Paulo e as Associações Aprodança, Contacto, Paraense de Dança, o Movimento Rede Dança Pará em conjunto com produtores culturais, agentes, artistas, fazedores e organizações culturais subscrevem o presente abaixo assinado como forma de buscar apoio e adesão nacional da sociedade brasileira para aprovação imediata nas diferentes instâncias do Congresso Nacional, do Sistema Nacional de Cultura integrado pelas seguintes Propostas de Emendas Constitucionais e Projetos de Lei:

PEC No. 416/2005, que institui o Sistema Nacional de Cultura;
PEC No.150/2003, para destinação de recursos à cultura;
PEC No. 236/2008, para inserção da cultura no rol dos direitos sociais no Art. 6º da Constituição Federal;
Projeto de Lei que institui o Programa de Fomento e Incentivo à Cultura – PROCULTURA e institui os Fundos Setoriais;
Projeto de Lei de Regulamentação do Sistema Nacional de Cultura.

O artigo 215 da Constituição Federal institui que o “Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais”, o acesso a cultura como direito cidadão. Ao longo da nossa história esse direito não está sendo exercitado: a maior parte da população não tem garantido o acesso a teatros, museus, cinemas, apresentações de dança, teatro, circo, entre outros bens culturais, bem como a classe artística, a continuidade de sua produção cultural e sua circulação.
É preciso conquistá-lo. Nesse momento, após anos de trabalho e diálogo-debate entre Sociedade Civil e Estado, há um conjunto de Propostas de Emendas Constitucionais e Projetos de Lei transitando no Legislativo que pretende transformar essa realidade implantando o Sistema Nacional de Cultura. Esse abaixo-assinado permite uma adesão nacional solicitando URGENTE aprovação pelo legislativo e todas as outras instâncias através do movimento “SISTEMA NACIONAL DE CULTURA JÁ: um direito cidadão”.

POR QUÊ UM SISTEMA NACIONAL DE CULTURA?
Garantir o acesso, a proteção, e promoção da diversidade cultural brasileira;
Legitimar o Sistema Nacional de Cultura como instrumento de articulação e promoção de políticas publicas de cultura com participação e controle da sociedade civil, envolvendo todos os entes federados (instâncias municipal, estadual e distrital). 

SAPATEADO

Bárbara Duffy, renomada professora americana , estará em Florianópolis nos dias 19 e 20 para curso de aperfeiçoamento de sapateado. As aulas serão dadas na Garagem da Dança. 
E,  no próximo dia 3 de junho, a Cia Perc Pé e o grupo Cravo-da-Terra apresentam sei Espetáculo de Dança. No Teatro Álvaro de Carvalho, às 20:30. 
Informações pelo tel 48 3209-9023 (Garagem de Dança).

EDITAIS

Estão abertos editais da Caixa, da Claro e do Banco do Brasil. Confira estes e outros na nossa página OPORTUNIDADES PARA A ÁREA TEATRAL.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

LIVRES E IGUAIS na UFSC - com debate para surdos com intérpretes em libras.


A Cia Teatro Sim… Por que Não?!!! encerra a temporada de Livres e Iguais neste final de semana, no Teatro da UFSC/Igrejinha. A peça, inspirada na Declaração Universal dos Direitos Humanos,é indicada para crianças e adultos.
As apresentações vão de sexta a domingo, às 20h30min. 
Como Livres e Iguais é um espetáculo sem falas, neste sábado, após a apresentação, haverá um debate para surdos com intérpretes em libras.

JAM JAM JAM!

VAMOS DANÇAR!!!

ESPAÇO ABERTO E SEGURO PARA A LIVRE EXPERIMENTAÇÃO DO CONTATO IMPROVISAÇÃO!
MÚSICOS SÃO BEM VINDOS!

DIA:27/05 SEXTA FEIRA DAS 18H AS 21H

LOCAL: CASA DAS MÁQUINAS - LAGOA DA CONCEIÇÃO - FLORIANOPOLIS
CONTRIBUIÇÃO SUGERIDA (ñ obrigatória): R$5,00
ORGANIZAÇÃO:
PLANO B grupo de experimentações em dança
MAIS INFO:
99576777 - ANA
www.entrandoemcontato.blogspot.com

(A)GENTES DO RISO levam palhaçaria para o Hospital Infantil Joana de Gusmão

Foto: Cristiano Prim
Transformar o ambiente hospitalar por meio de doses de alegria e diversão. Este é o objetivo do projeto (A)Gentes do Riso, da Traço Cia de Teatro.

O projeto, que será realizado nos meses de Maio e Junho, prevê intervenções cênicas no Hospital Infantil Joana de Gusmão e em hospitais atendidos pela Unimed. Por cerca de três horas, 10 palhaços doutores são inseridos na rotina hospitalar proporcionando benefícios ao tratamento médico, por meio do riso e da poesia. Os (A)Gentes do Riso teve a orientação artística de Esio Magalhães, que já trabalhou com um dos grupos precursores na utilização da técnica do clown em ambientes hospitalares no Brasil.  ?Quando o palhaço vai para o hospital, tem que estar preparado para apresentar e se lançar na relação com toda disponibilidade para potencializar o momento que ele o seu público estão vivenciando?, destaca.

O projeto (A) Gente do Riso tem o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Prefeitura Municipal de Florianópolis; Apoio Cultural da Unimed Grande Florianópolis; Apoio do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Produção: Harmônica Arte e Entretenimento e Realização Traço Cia. de Teatro.

Informações: http://www.osagentesdoriso.blogspot.com/

terça-feira, 24 de maio de 2011

FILMOGRAFIA DE MARIA EMÍLIA DE AZEVEDO NO CINE PITANGUEIRA

Cine Pitangueira exibe filmografia de Maria Emília de Azevedo

            Quatro curtas da diretora Maria Emília de Azevedo estão em cartaz na sessão das 19h desta terça-feira (24) do Cineclube Pitangueira, no Casarão da Lagoa. Serão exibidos Alva Paixão, Roda dos Expostos, Um Tiro na Asa e A Coroa. A diretora conversa com o público após a exibição dos filmes. Para a sessão da tarde, às 15h, indicada para crianças, estão previstos os curtas Minha Rainha, Godofredo, o Rádio e Campeonato de Pescaria.
            Alva Paixão retrata o poeta simbolista Cruz e Sousa. Tísico, cansado, e
envelhecido precocemente, João da Cruz e Sousa confia ao amigo Nestor Victor os últimos sonetos, que seriam publicados postumamente em Paris. Roda dos Expostos aborda o instrumento da Idade Média, que dá nome ao filme, em que os bebês, frutos de uma gravidez indesejada, eram abandonados.
Um Tiro na Asa é sobre Antônio, que recebe diariamente ameaças pela internet de um ex-torturador do regime militar. A Coroa traz um personagem feminino: Ditinha desvia-se do seu caminho e troca uma coroa de flores por um vestido florido, e pela promessa de finalmente viver seu grande amor.
Na sessão das 15 horas serão exibidos Minha Rainha, de Cecília Amado, sobre a pequena Jôse, uma menina que sonha com sua estreia no Carnaval do Rio de Janeiro, mas nem tudo sai como ela imaginou. Godofredo – O Rádio, de Eva Furnari, traz como protagonista um ogro curioso que encontra um rádio no caminho. Campeonato de Pescaria, de Luiza Lins e Marco Martins, é sobre uma aventura de crianças em torno de um torneio de pesca no litoral catarinense.
O Cineclube Pitangueira é uma realização da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema com o apoio da Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes.

O quê: Cine Pitangueira exibe curtas para crianças, às 15h, e quatro filmes de Maria Emília de Azevedo, às 19h.
Quando: terça-feira, 24 de maio.
Onde: Casa das Máquinas do Casarão da Lagoa. Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição, Florianópolis.
Quanto: gratuito. 

--
FIFO LIMA press
jornalismo cultural
(48) 4141-2116 begin_of_the_skype_highlighting            (48) 4141-2116      end_of_the_skype_highlighting, 9146-0251

segunda-feira, 23 de maio de 2011

REDE SOLIDÁRIA DE TEATRO

Artistas da Rede Itajaiense de Teatro apresentam cenas e esquetes num evento em prol do tratamento médico do filho do bonequeiro e artista plástico Paulo Nazareno. Em março deste ano, o menino de 7 anos foi diagnosticado com uma séria doença degenerativa.
Paulo Nazareno também participa do evento com seus bonecos, que já têm se apresentado não só em todo o Brasil, como em vários países europeus.
O evento acontecerá no Teatro Municipal de Itajaí, no dia 02 de junho (quinta), às 20 horas.
Maiores informações: http://www.facebook.com/event.php?eid=169340013126121
Conheça um pouco mais sobre o drama do nosso colega no blog http://allanimanuel.blogspot.com/

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Bom Apetite Dona Bilica

Projeto Sustentação, aprovado pela Lei Rouanet.
Patrocinadores: BADESC, BRDE, SC Gás e Eletrosul

MARATONA FOTOGRÁFICA DE FLORIANÓPOLIS

Reportagem no DC sobre projeto A LAGOA PRECIOSA, da Turma do Papum

19 de maio de 2011 | N° 9174

TEATRO

Teatro de papel

Projeto da Turma do Papum ajuda a levar arte e conhecimento para a sala de aula

Era uma vez um sapo, uma princesa, um rei e uma lagoa. O sapo morava na lagoa ao lado do castelo, a princesa Cristal amava ficar na janela do palácio admirando a vizinhança e o Rei Ganão mandava despejar todo o lixo do reino na lagoa. Assim é a história A Lagoa Preciosa, roteiro que Sergio Tastaldi criou para o novo espetáculo da Turma do Papum.

Só que esta é uma apresentação diferente: ocorre num teatro de papel, reprodução de uma casa em pequena escala, feita em madeira, com cenários desenhados e personagens recortados e manipulados com palitos de churrasco.

A novidade é que o projeto democratiza a arte cênica. Ou seja, não é preciso que um grupo especializado vá até a escola se apresentar. O teatro de papel chega num kit que contém livros para colorir, CD com o áudio e o texto gravados (também impresso no verso dos cenários) e todas as instruções para que o professor desenvolva as atividades com os alunos. Essas ações podem ser interdisciplinares, enriquecidas com um projeto que leva oficinas às escolas.

Uma das características da Turma do Papum é contar uma boa história de um jeito educativo e divertido. Na história da Lagoa Preciosa, os bichos descobrem que a água está correndo sério risco quando um peixinho dourado morre. O Rei Ganão decide então aterrar a área e construir um campo de golfe.

A princesa Cristal cai em prantos e, para defender a lagoa que tanto ama, se joga nela e começa a beijar tudo o que encontra: latinhas, peixinhos, pedras e o sapo. E sabe o que aconteceu? O sapo que se achava príncipe não virou príncipe. Mas Cristal, sim, se transformou numa fêmea e foi morar na lagoa. O rei que só se preocupava em encher os cofres de dinheiro viu que a única saída para manter a filha viva era cuidar da lagoa. E começou a entender a importância do respeito à natureza para a preservação das espécies.

A Lagoa Preciosa não trabalha apenas a noção de respeito ao meio ambiente. Mostra que as pessoas não são somente boas ou más.

– Não é um duelo entre o bem e o mal. Mostramos que as pessoas podem mudar.

A Turma do Papum realizou oficinas na região de Campos Novos. O desafio agora é captar R$ 170 mil via Lei Rouanet para estender o projeto para outras regiões catarinenses.

– Ao capacitar professores de artes, garantimos que o teatro se torne uma ferramenta na sala de aula – explica o bonequeiro Sérgio Tastaldi.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

ARTICULAÇÃO CULTURAL promove oficina de Teatro adulto

Articulação Cultural promove: OFICINA DE TEATRO ADULTO NA UFSC
Sabado das 14h30m as 17h30m 
Centro de convivências da UFSC 
Investimento R$60
Maiores informações www.articulacaocultural.blogspot.com 
email: articulacaocultural@hotmail.com


Abertas inscrições para edital da Caixa

A Caixa Econômica abriu hoje inscrições para edital de apoio a Festivais de Teatro e Dança.
Visite o site http://www.caixacultural.com.br/html/main.html

domingo, 15 de maio de 2011

Projeto A LAGOA PRECIOSA (PRONAC 090609)


Professores de todas as escolas da região de Campos Novos, SC participaram na semana passada das oficinas do projeto A LAGOA PRECIOSA, ministradas pela atriz Juliana Freitas.
Os professores aprenderam a utilizar os kits teatrais que serão usados não só nas aulas de artes como em todas as outras disciplinas, com mensagens de respeito ao meio ambiente, sustentabilidade, história e outros conteúdos.
O projeto, criado e produzido pela Turma do Papum, tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet e o patrocínio da ENERCAN.
Agora o projeto, que teve captação parcial, aguarda o apoio de novos patrocinadores para ser estendido a todo o Estado de Santa Catarina.
Maiores informações pelo e-mail papum@turmadopapum.com.br.

sábado, 14 de maio de 2011

CRAVO DA TERRA faz turnê SESC-SC

Programação:
Cidades: Chapecó (17.05), Lages (18.05), Criciúma (19.05), Jaraguá (21.05), Joinville (22.05) e Florianópolis (26.05)
Locais: Teatros do SESC
Horários: 20h
Valores: R$ 1,00 (comunidade) R$ 0,50 (estudantes, idosos e comerciários)
Mais Informações: facebook.com/cravodaterra | contato@cravodaterra.com

 

FRENTE PARLAMENTAR CATARINENSE EM DEFESA DA CULTURA

Foi reativada, na última quinta-feira, dia 12, a Frente Parlamentar Catarinense em Defesa da Cultura, integrada pelos deputados Ângela Albino (PC do B), Padre Pedro Baldissera (PT), Kennedy Nunes (PP), Luciane Carminatti (PT), Sargento Soares (PDT) e Ana Paula Lima (PT).
Leia mais portal da ALESC: http://www.alesc.sc.gov.br/portal/imprensa/leitor_noticia.php?codigo=26282

ONG PURANA CONVIDA MÚSICOS E ATORES

A ONG PURANA de Florianópolis, entidade filantrópica parceira da OAB Cidadã de Santa Catarina e reconhecida pelo Ministério da Justiça como Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP), convida músicos (instrumentistas, cantores e cantoras), atrizes e atores (clowns) para trabalho voluntário e trabalho remunerado.

A Banda e a Trupe da ONG PURANA irão atuar em conjunto quando a PURANA for convidada a atuar em praças, praias, pátios de escolas e de faculdades e onde mais for sugerido a levar a mensagem de vida limpa e sadia através de shows gratuitos.

No dia 15 de maio, domingo, às 16h, haverá uma reunião aberta aos artistas e demais interessados em conhecer a PURANA na Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição.


Causa da ONG PURANA: Conscientizar os jovens, adolescentes e crianças sobre o malefício do uso de drogas e sugerir um modo de vida sadio e saudável à população.

Com a arte da música e do teatro, a PURANA, usando a informação com responsabilidade e equipe treinada, ajuda a sociedade a manter vidas longe das drogas.
Vale destacar que, neste momento, o trabalho é em regime voluntário. Num segundo momento, o trabalho será remunerado, pois, em poucos meses, a organização poderá receber recursos provenientes de um projeto sócio-cultural e, concorrendo a aprovação, poderá convidar os atuais voluntários para trabalharem profissionalmente, podendo se dedicar paralelamente aos atuais trabalhos de cada um.

A Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis e a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes apoiam esta causa.

Contatos: 48 8466 8008 e e-mail:
purana@purana.org.br
 

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O CORAÇÃO DELATOR na Virada Cultural Paulista

O espetáculo catarinense TEATRO DE HORROR - O CORAÇÃO DELATOR, baseado no conto homônimo de Edgar Allan Poe, dirigido por Jefferson Bittencourt e interpretado por Renato Turnes,  será apresentado no próximo sábado, dia 14 de maio, às 18:30, no Teatro do SESC Santo André. Os ingressos, gratuitos, devem ser retirados no Teatro, à partir de uma hora antes da atividade.